domingo, outubro 30, 2005

Quem não quer ser lobo ...

Entre ser lobo ou ser ovelha, prefiro ser o lobo . Porque sim, porque já experimentei o outro lado e não tem graça nenhuma. Não querendo empanturrar-me de uma carne qualquer , não prometo um lobo vegetariano - nada contrário ao instinto - mas posso prometer um monstro selectivo. É preciso confiar nisto . Tenho dito .

domingo, outubro 23, 2005

Pedro & Inês ...em foleiro português

Quem já tentou ver, sabe do que estou a falar.
Naturalmente, os usos da linguagem mudam com os tempos . Ocorrem palavras novas, expressões novas, a pronúncia pode também alterar-se um pouco. Mas não a gramática essencial .
Pois nesta série da RTP, que tanto prometia aos espectadores a oportunidade de disfrutar de uma reconstituição histórica, falhou tudo a partir do momento em que as personagens "vestem" uma época e falam noutra diferente. Assim temos uma matrona medieval a dizer ao filho ainda mais medieval, e para mais herdeiro do trono, qualquer coisa como : "Em que estais a pensar? Na futura rainha? Não se preocupe, verá que vai gostar dela" . Percebem a mudança de registo ? Do "vós" para o nouveau-riche "você" ... Da segunda pessoa do plural, para uma terceira pessoa que enfim, usamos há talvez uns cem ou duzentos e tal anos. De certeza que na nobreza do século XIV ninguém falava à tio de Cascais !!! Falamos nós, enfim, uns com sotaque da linha outros sem.
Eu sei porque é isto acontece, a explicação de base é só uma e tem a ver com incertezas na conjugação de certos verbos na segunda pessoa do plural, especialmente no que diz respeito a conjuntivos e imperativos. Digo-o porque vejo que as pessoas em geral têm dificuldades nestes dois em especial: dizem "Não vos preocupai" em vez de "Não vos preocupeis", por exemplo. Mas para um filme que pretende ser uma reconstituição histórica, não deveria haver uma preocupação científica com estes aspectos da linguagem ? E andam para aí professores de português sem trabalho, quando as televisões precisam tanto deles !!!
Vergonha para os argumentistas e guionistas porque são responsáveis pela substituição foleira da segunda pessoa do plural pela snob terceira pessoa . Vergonha para os actores porque, apesar da formação académica (ou não ...) , não têm o brio de eles próprios tomarem em mãos a correcção das suas falas . E vergonha para a RTP que passa esta produção nacional fazendo com que actores , equipa de produção e realização, e a própria televisão do Estado se exponham ao ridículo por esta falta de cuidado . Ou falta de estudo .

domingo, outubro 09, 2005

A frase do dia

"Cavaco Silva tem uma grande penetração no eleitorado comunista"


by Miguel Sousa Tavares

Das eleições autárquicas - Lisboa e os outros

Lamento o naipe mais fraco de sempre de candidatos à Câmara de Municipal de Lisboa . Não quis escolher nenhum, mas fui votar.
Lamento que se tenha eleito um homem que faz campanha a discutir na rua a questão do ovo estrelado, se é melhor frito em azeite ou não . Isso não é política, é estupidificar um povo que já de si é fraco de cabeça q.b. . Até porque toda a gente sabe que ovo estrelado sabe bem é frito em manteiguinha.
Lamento que tudo quanto seja meio-criminoso e meio-mafioso tenha ganho estas eleições, mesmo que não tenha assassinado ninguém . Lamento que Portugal reaja sempre às legislativas nas autárquicas, para depois reagir às autárquicas nas legislativas, e sobretudo que o faça sempre da mesma maneira, apostando sempre em largas mairias dos mesmos dois clubes.
Ai Portugal, Portugal ...