sábado, dezembro 02, 2006

Sem gelo, por favor

Um copo de água. A coisa mais simples, que em Portugal temos que pedir, se o quisermos a acompanhar o café. Mas nos Estados Unidos não é assim. Agora sei qual é a dificuldade com os protocolos de Kyoto e coisas afins, e o mais assustador é que os factores de resistência vão muito para lá da questão industrial e económica : são factores culturais, de enraizamento rotineiro nos pequenos gesto da vida de todos os dias .
Nunca pedi um copo de água nos lugares por onde andei, e nunca precisei, sempre algum empregado mo trazia . Mas também não cheguei a beber nenhum copo de água, porque tantas vezes me vigiavam o copo (e vigiar é mesmo o termo adequado) , que eles nunca chegava a ficar sequer meio vazio, alguém sempre despejava água lá para dentro como se disso dependesse de facto o seu emprego. Havia mesmo um ou outro que não fazia nada a não ser espreitar as mesas, uma, duas,três vezes ... perdi a conta, de jarro em punho, sempre atento, não fosse a água estar mais de um centímetro abaixo do rebordo do copo. Agora a parte mais estranha. Como é que num lugar onde onde a temperatura média são 0ºC , a constante é ter o copo, além de sempre cheio até acima, ocupado até metade com gelo ?!?Tínhamos que pedir água, ou qualquer outra bebida, sem gelo, se não o quiséssemos . Em Portugal é exactamente ao contrário !
Agora pesando bem a real implicação disto, adiciono mais alguns dados como o de mudarem as toalhas e jogos de lençóis de hotel todos os dias, e ponho-me a imaginar a quantidade de água que é desperdiçada a cada minuto naquele país. E quem diz água diz outras coisas. Assim não há Kyoto que resista.

1 Comments:

Blogger Toranjinha said...

Tens toda a razao... Aqui os checos também sao esquisitíssimos, mas na razao contrária...
Muitos nao se lavam com a devida frequência, sequer...
A água deles é muito má... só serve mesmo para o duche e para cozinhar.
Se queres uma água para beber, tens que pedir uma Vittel ou, entao, especificar muuuuuuuuito bem que nao queres uma água das pedras ou uma água com gás, porque normalmente é isso que te é dado.
E sabes como eu detesto bolhinhas...
Nao lhes passa pela cabeça que tu possas querer uma água simples, SEM SABOR!!!!
Já para nao dizer que, realmente, fica mais barato pedir um sumo ou um IceTea do que pedir uma garrafa de água!
Mais!!! Se chegares a um restaurante e pedires uma entao denominada "voda neperlivá", ninguém te traz uma garrafa acompanhada de um copo mas, antes, um copo cheio de água (por vezes com uma rodela de limao a nadar lá dentro... nao sei se para disfarçar qualquer sabor mais desagradável... ou se para matar qualquer bactéria...) e pagas 25coroas pelo serviço.
Ora, minha cara, é quase um euro!!!!
Olha que, para esquisitos, estes aqui também nao estao nada mal!
Já para nao dizer que já por duas ou três vezes nos cortaram a água na residência e que nós, portugueses, habituados a escrupulosa higiene diária (e horária, mesmo... porque nao?? lolol) tivémos que passar sem o nosso banhinho matinal, para acordar...
Foi difícil, amiga...

dezembro 05, 2006 2:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home