quarta-feira, junho 01, 2005

Dos perguntadeiros

Eu tive sempre um espírito perguntadeiro, não me lembro de não pensar como estudante, e não imagino que alguma vez possa deixar de querer saber mais . Acho que aquele instante em que aprendemos alguma coisa, ou melhor, em que percebemos alguma coisa e de repente tudo se torna claro como água, é um instante maravilhoso.
Um passe de mágica ...
Adoro a sensação iluminada de finalmente compreender. Parece que já lá estava tudo antes, e que afinal era mesmo muito simples . E a cara de alguém que finalmente compreende? Agora também estou do outro lado, do lado dos que explicam, dos que ensinam, e é uma sensação fantástica ver mudar uma expressão de dúvida para uma expressão de espanto e de descoberta . E pensar que nesse dia fiz uma pessoa pequenina ir mais feliz para casa porque finalmente foi capaz de ir mais longe ...
Imagino que ser professor, para quem tem a paixão de estudar e de ensinar, seja uma daquelas coisas que fazem sentido.
Que fazem m e s m o todo o sentido do mundo . . .
Pena que nem sempre os governos se apercebam disso .

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Também adoro a sensação de iluminação ao compreender. Pena que a luz se tenha fundido e não há quem consiga arranjar isto!

junho 01, 2005 11:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ah, sim! Como me identifico com estas sensações! Também eu do lado de cá, de quem explica, orienta...como é bom ver os olhos do alunos brilhar! Como é bom perceber que "instalámos" a "confusão" naquelas cabecitas e que eles saem diferentes da aula!!
Interrogar! Interrogar! Ficar com aquela sensação estranha, com aquele "mau-estar" de quem desperta para as coisas! Que bom é sentirmo-nos estranhos..a nós mesmos, aos outros,ao mundo! Que bom é sentir tudo denso, para depois ver clarear! Bem, já estou a delirar!!!!
Beijinhos.

julho 01, 2005 8:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home